Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LR - Perfumes e Companhia

Um espaço onde pode conhecer mais acerca da empresa LR - Health Beauty Systems



Quarta-feira, 26.02.14

A higiene no Mosteiro de Santa Clara

Nalguns filmes sobre a época da Idade Média, podemos ver algumas pessoas a ser abanadas com grande leques de penas. A explicação não está no calor, mas no mau cheiro que exalavam por debaixo das saias (que eram propositadamente feitas para conter o odor das partes íntimas). Também não havia o costume de se tomar banho devido ao frio e à quase inexistência de água encanada. 

Uma outra curiosidade é que na Idade Média a maioria dos casamentos ocorria no mês de Junho. Isto porque o primeiro banho do ano era tomado em Maio, com a chegada da primavera e do tempo mais agradável, assim, em Junho o cheiro das pessoas ainda era um bocadinho tolerável. Entretanto, como alguns odores já começavam a incomodar, as noivas carregavam os buquês de flores junto ao corpo, para disfarçar o mau cheiro. Daí termos "Maio"como o "mês das noivas e a origem do buquê.
Os banhos eram tomados numa única tina, enorme, cheia de água quente, fervida nos mesmos panelões onde se cozinhava. O chefe da família tinha o privilégio do primeiro banho na água limpa. Depois, sem trocar a água, vinham os outros homens da casa, por ordem de idade, as mulheres, também por idade e, por fim, as crianças. Os bebes eram os últimos a tomar banho. Quando chegava a vez deles, a água da tina já estava tão suja que era possível proporcionar às crianças a morte ainda cedo.

Na altura em que a higiene era negligenciada, como já vimos, as clarissas, do Mosteiro de Santa Clara, em Coimbra, já tinham uma preocupação acrescida em relação à sua própria limpeza. Ora vejam:

Já na altura, as clarissas tomavam banho de mês a mês no inverno e de 15 em 15 dias no verão.
Usavam perfume.
Pente para piolhos?? Ahahah

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Lia Pedrosa às 19:08



Mais sobre mim

foto do autor


Pedido de Informação LR

Pedido de Informação

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728

Direitos de Autor

Os textos e parte das fotos que aqui são publicadas são da minha autoria, tendo por isso os direitos reservados. Não autorizo a sua publicação sem que haja um pedido prévio e consentimento da minha parte. As fotos retiradas da Internet foram consideradas do domínio público e, sempre que possível identificado o seu autor.


Google Analytics


Visitas


Blogs Portugal


Links

LR Célio Freitas

Conversas à Janela

Armazém 9