Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

LR - Perfumes e Companhia

Um espaço onde pode conhecer mais acerca da empresa LR - Health Beauty Systems



Quinta-feira, 07.05.15

O Equívoco da Venda Directa!

O Enigma das Vendas por Catálogo!

Todos os dias contacto com futuros parceiros da LR e eles acham que não tem jeito para promover a marca, ainda por cima por catálogo e que todas as marcas/empresas que vendem por catálogo são todas iguais.... Não são todas iguais, caros leitores! Aliás...têm razão, todas as marcas/empresas que pensam sensatamente como a LR, utilizam catálogos. Sejam eles para o consumidor final ou para o profissional! Pensam que um medicamento aparece na prateleira da farmácia com um passo de magia??? Não, um delegado de informação médica teve de fazer o trabalho de bastidores, ou seja, teve que se deslocar até a farmácia, carregado com o catrapázio (catálogo) e dá-lo a conhecer ao farmacêutico para tentar vender aquele medicamento! Então e o que difere aquele medicamento de outro muito idêntico? Provavelmente pouca coisa, mas o vendedor (delegado de informação médica) é que faz a diferença. É ele que mostra as qualidades do medicamento e a razão para ele ir parar à prateleira daquela farmácia! O catálogo é apenas uma ferramenta de trabalho.

Os catálogos, são um das mais antigas formas de marketing, continuam a ser um sucesso hoje em dia e apesar dos grandes avanços tecnológicos parece que os clientes continuam a gostar de se sentar e folhear um catálogo de boa qualidade e relaxar enquanto avaliam as opções possíveis no conforto da sua casa e no momento em que quiserem. Perante uma quantidade fantástica de inovação e talento em acção no seio da indústria, poucas dúvidas existem de que os catálogos impressos ainda desempenham um papel essencial no sector da venda a retalho. E porquê? Aqui tem sete óptimas razões...

Acessibilidade:

As vantagens dos catálogos impressos face aos digitais prendem-se com a facilidade de utilização e com o grau de confiança e acessibilidade.

São portáveis, suscitam a vontade de ter e estão concebidos para serem consultados repetidamente. Apesar de a Internet ter um papel a desempenhar em qualquer operação de venda a retalho, os catálogos oferecem uma experiência brand-in-the-hand (marca na palma da mão) completa, com cada um dos produtos disponível num abrir e fechar de olhos. Um estudo recente nos Países Nórdicos mostram que 38% dos consumidores vêem primeiro os produtos no catálogo antes de comprarem o produto online (E-Commerce in the Nordics, 2011).

Informação:

O catálogo consiste numa fonte de informação leve e imediatamente disponível, na qual a maioria das questões é respondida ao longo das páginas. Tanto o preço, como o aspecto, a cor, o tamanho, a qualidade, o desempenho podem ser comunicados rapidamente. Na continuação do mesmo estudo, mostram que 34% dos consumidores dizem que os catálogos oferecem um melhor resumo dos produtos e que a visualização dos mesmos é mais fácil. A Informação sobre os produtos é, agora, ainda mais rica com o uso de QR Codes e Realidade Aumentada, dando aos consumidores a possibilidade de aceder ao conteúdo online, através de vídeos e entrevistas, dando ao catálogo uma nova dimensão.

Sedução:

No caso dos produtos de elevada qualidade, o catálogo oferece a oportunidade de atrair o cliente para o mundo da marca, proporcionando-lhe uma experiência que vai além da montra da loja. Esta experiência permite que o leitor seja seduzido pelo produto, tornando a compra ou outra acção mais prováveis.

Construção da marca:

Com um catálogo, pode passar um período de tempo significativo com o seu cliente. Enquanto o seu cliente estiver a ler o catálogo, vai estar também a absorver as suas mensagens e valores, fortalecendo a relação cliente-marca.

Agora, os catálogos estão a ser produzidos também com conteúdo editorial, criando o “Magalogue” – uma combinação de entretenimento e educação em conteúdo de revista com informação organizada em catálogos. Magalogues serão fortes embaixadores de marcas porque os produtos podem enfatizar as imagens da marca.

Identificar as oportunidades:

Os catálogos funcionam melhor quando a sua distribuição é direccionada através da definição do público ideal com base numa amplo espectro de variáveis. Assim, pode seleccionar que clientes têm maior probabilidade de comprar e, desta forma, distribuir o seu catálogo com base nesta informação.

O mundo digital desempenha um papel vital na segmentação, utilizando os dados das compras online para optimizar a segmentação dos catálogos e impressão de QR Codes para ajudar a conduzir os consumidores ao ponto de venda mais próximo via smartphone.

Fidelidade à marca:

A principal meta de qualquer campanha de marketing é conseguir gerar fidelidade à marca. Ao oferecer um catálogo repleto de criatividade e inovação, pode fomentar a fidelidade, deixando o leitor satisfeito com a ideia de que vale o esforço que aquele tipo de publicação exige. O catálogo é a montra da sua loja e, como tal, a oportunidade ideal para impressionar o seu cliente dentro da sua própria casa.

Eficácia:

Um elevado número de marcas globais ainda considera o catálogo o seu instrumento de vendas mais importante. Ao trabalhar com uma página na Internet, um serviço de atendimento telefónico e uma loja, a capacidade de medir o seu sucesso rapidamente e com precisão constitui uma verdadeira vantagem para o director de marketing. Os catálogos combinam com a rapidez e o direccionamento das compras online, aumentando a eficácia de ambos, seguindo as compras através de URL’s personalizados impressos nos aumentos de vendas-por-pagina do catálogo – informação que pode ser usada para optimizar o layout de futuras edições.

Mais esclarecido?? Espero que sim!

Lia Pedrosa

 

 

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Lia Pedrosa às 16:12


Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2015

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Direitos de Autor

Os textos e parte das fotos que aqui são publicadas são da minha autoria, tendo por isso os direitos reservados. Não autorizo a sua publicação sem que haja um pedido prévio e consentimento da minha parte. As fotos retiradas da Internet foram consideradas do domínio público e, sempre que possível identificado o seu autor.


Links

LR Célio Freitas

Conversas à Janela

Armazém 9